Etapa do processo de liofilização, fluxograma, procedimento, princípio de liofilização

2022-03-04 13:21:00

Etapa do processo de liofilização, fluxograma, procedimento, princípio de liofilização


O processo de liofilização de frutas é necessário para usar a técnica de liofilização/liofilização para desidratar frutas frescas. O princípio do processo de liofilização é um processo para congelar rapidamente a água interna das frutas, removendo a água diretamente do gelo para vapor por sublimação. De acordo com o princípio do processo de liofilização, ficamos sabendo que a máquina de processo de liofilização deve ser equipada com a capacidade de congelamento rápido, temos que observar que é um congelamento rápido em vez de simplesmente congelar, porque o congelamento rápido exigiria uma temperatura muito mais baixa que pode fazer com que a água interna de frutas frescas congele rapidamente em pequenos cristais de gelo, e o congelamento rápido pode evitar a formação de grandes cristais de gelo que destruiriam a estrutura interna, levando a uma qualidade menos ideal de frutas liofilizadas acabadas. O liofilizador também deve ser equipado com função de vácuo, quanto menor a pressão, menor a temperatura de sublimação do gelo. A máquina de liofilização de frutas também pediu a função de aquecimento, porque a sublimação de gelo precisa absorver o aquecimento, o aquecimento moderado pode acelerar a sublimação. Etapa do processo de liofilização, fluxograma, procedimento, princípio de liofilização


Durante o processo de liofilização, a água é removida das frutas por sublimação do gelo ao vapor passo a passo, ao mesmo tempo; o vapor é capturado pelo condensador de vapor que congela no tubo da bobina. A fruta fresca fica totalmente seca depois de retirar toda a água. Algumas empresas fazem o degelo acontecer por aquecimento elétrico simultaneamente com o processo acima, o que diminuiria a velocidade de captação de água e diminuiria a economia de tempo, ao mesmo tempo em que aumenta o consumo de energia, por isso não é amplamente utilizado.


Quando a temperatura do produto e a temperatura predefinida são as mesmas, enquanto o nível de vácuo atingiu o vácuo final descarregado, todas essas condições representam produtos já liofilizados. Agora você pode desligar o liofilizador e liberar a pressão, depois descarregar as frutas liofilizadas e embalá-las imediatamente. A fruta liofilizada não perderia nenhum nutriente, exceto água, e as frutas liofilizadas são fofas e porosas e não há mudança de tamanho e forma. Após o processo de liofilização, as frutas liofilizadas são mais doces, mais perfumadas e mais crocantes. Não há necessidade de usar aditivo, pigmento e conservante durante o processamento e embalagem. Pacote selado simples pode preservar frutas liofilizadas por pelo menos 2 anos. Com a melhoria do padrão de vida, este crocante de frutas liofilizadas natural e saudável será cada vez mais bem recebido pelos consumidores. É um projeto de investimento ideal para os frutos de curta temporada e ricos em nutrientes.

Investigação