Qual é o processo de liofilização, as principais etapas do processo de liofilização

2021-11-29 18:14:56

Qual é o processo de liofilização, as principais etapas do processo de liofilização


Diferentes liofilizadores de diferentes fabricantes, seu processo de liofilização será diferente em alguns graus, mas em geral, o processo de liofilização é basicamente o mesmo. Não importa qual equipamento de liofilização você usou, o produto deve ser congelado primeiro. E o pré-congelamento dos produtos pode ser em um IQF ou na câmara do liofilizador. Depois disso, o próximo processo é a secagem por sublimação. Para que o gelo do produto atinja o ponto de sublimação, a câmara do equipamento de liofilização deve estar em baixíssima pressão. É para liberar o ar da câmara da máquina de liofilização, de modo que a câmara de liofilização se torne um estado de vácuo.


As principais etapas do processo de liofilização:

1. Congele o produto em gelo, e a temperatura de congelamento deve ser inferior à temperatura do ponto eutético do produto, de modo a garantir que o produto possa ser totalmente congelado.

2. Congele o condensador de vapor do secador por congelamento para mantê-lo em uma temperatura baixa. A temperatura do condensador de vapor deve ser inferior à temperatura do produto.

3. Aspire a câmara do equipamento de liofilização.

4. Calor para fornecer sublimação térmica.


O processo de liofilização é mais complicado do que a secagem comum. Para compreender totalmente o processo de liofilização, você também precisa ter o conhecimento básico de liofilização.


Investigação