Sistema de liofilizador

2022-09-05 12:10:09

Sistema de liofilização O sistema de liofilização (também conhecido como liofilização) é um processo de remoção de água normalmente utilizado para preservar materiais perecíveis, com o objetivo de prolongar sua vida útil e/ou prepará-los para transporte. O sistema de liofilizador funciona congelando o material, reduzindo a pressão e adicionando calor para permitir que a água congelada no material se transforme diretamente em vapor (sublimação). 


O congelamento é a fase mais crítica do sistema de liofilizador e existem muitos métodos para isso. O congelamento pode ser feito em um freezer, freezer ou em uma prateleira no sistema de liofilizador. O resfriamento do material abaixo de seu ponto triplo garante que a sublimação, em vez de derretimento, ocorra. Isso preserva sua forma física. A segunda fase do sistema de liofilização é a sublimação, na qual a pressão é reduzida e o calor é adicionado ao material para a sublimação da água. O vácuo acelera a sublimação. O condensador frio fornece uma superfície para o vapor de água aderir e solidificar. O condensador também protege a bomba de vácuo do vapor de água. O produto cru congelado é cortado no tamanho de peça desejado e espalhado uniformemente em bandejas que são empilhadas e armazenadas em freezers. 


O produto dimensionado congela a uma temperatura ainda mais fria, atingindo um estado ideal no qual a forma original do produto pode ser mantida. As bandejas são então carregadas em uma câmara de liofilização refrigerada que sela hermeticamente. O sistema de vácuo da câmara remove o gelo do produto e o converte diretamente em vapor sem passar pelo estado líquido, em um processo chamado de sublimação. Uma vez que a água é removida do produto no estado congelado, a estrutura celular permanece intacta e o produto acabado tem uma grande semelhança com o seu homólogo fresco, mantendo assim a sua identidade de peça. O sistema de liofilizador retém o valor nutricional melhor do que outros métodos de secagem, apoiando ainda mais o desejo dos consumidores por nutrição de alimentos integrais. 


O processo dos sistemas de liofilização também preserva a cor e a forma reais da matéria-prima original, garantindo aos consumidores que estão recebendo frutas e vegetais reais em suas dietas. O sabor e aroma intensos dos ingredientes liofilizados também se assemelham ao perfil da matéria-prima.

Investigação