Equipamento de liofilização

2022-09-05 12:09:28

Equipamento de liofilização A liofilização ou liofilização é um processo no qual a água é removida de um produto depois de congelado e colocado sob vácuo, permitindo que o gelo mude diretamente de sólido para vapor sem passar por uma fase líquida. O equipamento de liofilização aproveita o princípio científico da “sublimação”, a transição direta de um sólido para um gás, removendo o gelo (o sólido) dos alimentos congelados como vapor de água (um gás). Usando a sublimação, o alimento retém muito de sua textura, sabor e nutrição originais quando reidratado. 


O equipamento de liofilização de alimentos usa um processo chamado liofilização para diminuir a temperatura do produto abaixo do congelamento e, em seguida, um vácuo de alta pressão é aplicado para extrair a água na forma de vapor. O vapor se acumula em um condensador, volta a ser gelo e é removido. Finalmente, um aumento gradual da temperatura extrai toda a umidade 'ligada' restante do produto. Esse processo retém a estrutura física do produto alimentício e o preserva para reidratação posterior. Com o equipamento de liofilização, alimentos e líquidos podem ser secos em baixas temperaturas sem danificar sua estrutura física. 


Os alimentos liofilizados não precisam ser refrigerados ou conservados com produtos químicos e podem ser reconstituídos rápida e facilmente pela adição de água. Os métodos convencionais de secagem também apresentam uma grande desvantagem, pois as altas temperaturas utilizadas podem causar alterações químicas ou físicas. Alterar o sabor ou a textura de um produto alimentar pode torná-lo intragável ou menos palatável, o que seria muito indesejável. A KEMOLO projeta e fabrica equipamentos de liofilização para venda em todo o mundo. Nossos equipamentos de liofilização são muito populares na produção de alimentos liofilizados. Os alimentos liofilizados são mais leves e compactos, tornando-os ideais para situações em que o espaço é escasso. Você pode entrar em contato conosco com suas dúvidas sobre equipamentos de liofilização industrial.

Investigação