Sistema de liofilização

2022-09-05 12:08:42

Sistema de liofilização O sistema de liofilização, também conhecido como liofilização, é um processo de desidratação a baixa temperatura que envolve o congelamento do produto, a redução da pressão e a remoção do gelo por sublimação. Isso contrasta com a desidratação pela maioria dos métodos convencionais que evaporam a água usando calor. Devido à baixa temperatura utilizada no processamento de liofilização, a qualidade do produto reidratado é excelente.


No caso de objetos sólidos como morangos serem liofilizados, a forma original do produto é mantida. Se o produto a ser seco for um líquido, como muitas vezes visto em aplicações farmacêuticas, as propriedades instantâneas do produto final são otimizadas pela combinação de excipientes (ou seja, ingredientes inativos). As principais aplicações do sistema de liofilização incluem biológicas (por exemplo, bactérias e leveduras), biomédicas (por exemplo, transplantes cirúrgicos), processamento de alimentos (por exemplo, café) e preservação. O sistema de liofilização, ou liofilização, remove a umidade do produto cru e congelado através de um sistema de vácuo e processo chamado sublimação. O produto cru congelado é cortado no tamanho de peça desejado e espalhado uniformemente em bandejas que são empilhadas e armazenadas em freezers. 


O produto dimensionado congela a uma temperatura ainda mais fria, atingindo um estado ideal no qual a forma original do produto pode ser mantida. As bandejas são então carregadas em uma câmara de liofilização refrigerada que sela hermeticamente. O sistema de vácuo da câmara remove o gelo do produto e o converte diretamente em vapor sem passar pelo estado líquido, em um processo chamado de sublimação. Uma vez que a água é removida do produto no estado congelado, a estrutura celular permanece intacta e o produto acabado tem uma grande semelhança com o seu homólogo fresco, mantendo assim a sua identidade de peça. 


O sistema de liofilização retém o valor nutricional melhor do que outros métodos de secagem, apoiando ainda mais o desejo dos consumidores por nutrição de alimentos integrais. O processo também preserva a cor e a forma reais da matéria-prima original, garantindo aos consumidores que eles estão realmente consumindo frutas e vegetais de verdade em suas dietas. O sabor e aroma intensos dos ingredientes liofilizados também se assemelham ao perfil da matéria-prima.

Investigação